Itabaiana, 23 de Julho de 2017
Prefeitura promove o Primeiro Encontro de Sanfonas e Fole de Oito Baixos

A Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria Executiva de Cultura, em parceria com a UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, promoveu nesta sexta-feira (05), uma etapa do Primeiro Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de oito Baixos da Paraíba. O Evento aconteceu tendo como objetivo principal de elevar uma das mais importantes atividades artísticas do Nordeste, responsável pela preservação e divulgação da cultura popular.

Participaram do Evento o Prefeito Dr. Lúcio, o Secretário Executivo de Cultura, Herivelt Félix, a Secretária de Educação, Neide Silveira, o Chefe de Gabinete, Bruno Melo. Além da apresentação de sanfoneiros de diversos
locais, inclusive Duda e Luis sanfoneiro, pratas da casa, e a vocalista Gitana Pimentel, que interpretou obras de Sivuca, filho de Itabaiana, o evento contou com presença de professores, escritores, ativistas culturas e público em geral.

"É com muita emoção que hoje vejo esse show de talentos reverenciando a sanfona, instrumento que identifica o povo nordestino. Para nós itabaianenses é uma honra ter essa cultura que resgata e homenageia o maior ícone brasileiro da sanfona, que colocou Itabaiana no cenário internacional, o itabaianense Sivuca. A abertura das comemorações em homenagem ao aniversário de emancipação política do município, não poderia estar mais bem representada", declarou Dr. Lúcio.

Além das apresentações, houve oficinas realizadas por Luizinho Calixto e entrega de troféus e certificados, proporcionando um maior pertencimento para aqueles que participaram da empreitada, além do conhecimento artístico da cidade.

Para Herivelt Félix o evento foi gratificante e enriquecedor para a cultura local. "Em terra de Sivuca, sanfoneiro é rei", declarou.