24 de maio: histórico dia da Batalha do Riacho das Pedras em Itabaiana

24 de maio: histórico dia da Batalha do Riacho das Pedras em Itabaiana

O dia 24 de maio é conhecido em nossa cidade, como o dia que marcou a Batalha do Riacho das Pedras, travada contra Portugal entre brasileiros, separatistas e republicanos, no ano de 1824.

De acordo com a história, os rebeldes liderados então por Félix Antônio Ferreira de Albuquerque, travaram uma luta no Riacho das Pedras, onde ficou documentada como uma das maiores batalhas ocorridas em solo paraibano, e talvez a mais importante da Confederação do Equador.

Após mais de quatro horas de luta, os legalistas voltaram para a cidade de Pilar e os revolucionários seguiram para a cidade de Juripiranga, de lá fugindo para o Ceará. Entre eles, estava Frei Caneca, conhecido por ter lutado bravamente pela liberdade brasileira.

É na ponte do Riacho das Pedras que nossa cidade reverência os guerreiros antepassados, relembrando relevante fato histórico de bravura e amor pela pátria, ocorrido há 194 anos. Até hoje, nesta data, a cidade de Itabaiana se lembra deste movimento revolucionário, declarando este dia como feriado municipal.

Hoje existe no local, um marco com a seguinte frase: “Neste local, em 24 de maio de 1824, Félix Antônio Ferreira de Albuquerque e seus comandados, coerentes com os ideais de cidadania e liberdade, aqui escreveram uma das mais belas páginas de nossa história, conhecida como a Batalha do Riacho das Pedras”.

Jamille Lívia
ASCOM

Comentários com o Facebook