Secretaria Executiva de Cultura participa do Primeiro Encontro de Feiras, Festas e Festivais Literários da Paraíba

Secretaria Executiva de Cultura participa do Primeiro Encontro de Feiras, Festas e Festivais Literários da Paraíba

Ocorreu neste sábado (19), em Boqueirão, o Primeiro Encontro de Feiras, Festas e Festivais Literários da Paraíba, um momento de interação para todos que pretendem unir e transformar a cultura e a educação do estado, através da leitura, como ferramenta social de transformação e inclusão na sociedade.

A Secretaria Executiva de Cultura se fez presente, acompanhando os representantes do Coletivo Sarau das Almas, elaboradores da Felita, que em 2017 realizou a I Feira Literária do Vale do Paraíba e esse ano irá elaborar a segunda no mês de setembro, tendo como público alvo, os alunos da rede pública de ensino, com o apoio das secretarias de educação e cultura do município através da PMI.

Marcaram presença 18 municípios que terão ao longo do ano, feiras literárias com datas previamente marcadas no evento em Boqueirão.

Autoridades como o secretário de cultura do estado, professor Damião Ramos Cavalcanti, secretário executivo de cultura, Milton Dornelas, diretor do Prima e grande incentivador das feiras literárias, Lau Siqueira, representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Boqueirão, além de representantes de Universidades, Instituto Histórico de Campina Grande, Funesc secretários municipais, professores, ativistas culturais, dentre outras, marcaram presença.

Na ocasião, foi criado um Fórum com representantes de várias feiras literárias, que irá representar seus respectivos municípios, de acordo com o calendário firmado entre os participantes, com datas e programações pré estabelecidas, sendo elencados, oficinas, palestras, agentes de leitura dentre outras atividades, ficando sob a responsabilidade dos elaboradores das Feiras.

Em Itabaiana, a Felita será realizada através dos coordenadores, Edglês e Renaly, idealizadores do Projeto, através do coletivo Sarau das Almas.

Ficou ainda acordado, um edital estadual, direcionado a realização das novas produções literárias e das já existentes, além de um curso de elaboração de projetos culturais, objetivando ajudar na elaboração dos eventos.

A Flibo – Feira Literária de Boqueirão, anfitriã do encontro, completa este ano uma década, que potencializa e inspira com respeito tão nobre causa.

ASCOM

Comentários com o Facebook