COVID-19: Secretaria de Educação implementa Plano estratégico de atividades não presenciais

COVID-19: Secretaria de Educação implementa Plano estratégico de atividades não presenciais

A Secretaria Municipal de Educação instituiu o Plano estratégico das atividades pedagógicas não presenciais em caráter excepcional por ocasião da pandemia COVID-19, por meio da Portaria SME Nº01/2020, com o parecer favorável do Conselho Municipal de Educação, órgão responsável pela normatização, deliberação, proposição, mobilização, consulta, fiscalização e controle da implementação das políticas de educação municipal.

O plano tem por objetivo definir critérios e orientar a elaboração e aplicação das atividades pedagógicas não presenciais, para alunos das escolas que integram a rede municipal de ensino. O plano ainda traz orientações referentes a proposta de reorganização do calendário escolar, no pós-pandemia.

A necessidade de construção do plano se deu por cenário adverso enfrentado por nossos alunos e por toda a comunidade escolar, em função das medidas de distanciamento social.

O plano estratégico orienta a equipe pedagógica, professores, gestores escolares e supervisores, para confecção de kits de atividades, e também para utilização de meio digitais na produção e compartilhamento de conteúdo para os alunos.

Toda a reorganização das atividades, e mudanças neste processo, visam garantir o atendimento os alunos, e permitir o cumprimento do proposta pedagógica, e manutenção do vinculo dos estudantes com as suas unidades escolares.

O resultado destas iniciativas tem sido a elaboração de conteúdo e confecção de material audiovisual, além de kits de atividades, que estão sendo repassados para os alunos. As ferramentas e metodologias aplicadas seguem as orientações dos órgãos normativos da educação. Além de atender as recomendações do Ministério Público Estadual.

A frequência da entrega dos kits, e envio dos conteúdos através de aplicativos de mensagens, e outras ferramentas, obedecem a um cronograma preestabelecido. E tem sido registrado na sua integralidade, a fim de garantir a rastreabilidade das ações e conteúdos.

Comentários com o Facebook