Itabaiana é mais um município a esclarecer matéria de jornal que afirmou aplicação de vacina vencida

Itabaiana é mais um município a esclarecer matéria de jornal que afirmou aplicação de vacina vencida

Diversos municípios brasileiros negaram ter aplicado doses vencidas de vacinas contra a covid-19. Os esclarecimentos sobre o caso foram apresentados após a Folha de S. Paulo publicar uma reportagem que aponta a utilização de imunizantes fora da validade em 1.532 cidades do país.

Itabaiana, que é o quarto município em eficiência entre as 223 cidades paraibanas, em relação ao número de pessoas vacinadas , justificou que ocorreram divergências de dados no Sistema Conecte SUS

No início da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Itabaiana e sim erro no sistema do SUS. Disse a Secretária de Saúde, Soraya Galdino.

As últimas doses da vacina Astrazeneca do lote 4120Z001 foram aplicadas em Itabaiana até o dia 12/03/2021. Por isso, mantemos nosso compromisso com a população e afirmamos que não houve vacinação de doses vencidas e sim inconsistências do sistema pelo Ministério da Saúde. Concluiu a secretária.

Comentários com o Facebook