Após um hiato de 10 anos, o Ministério da Cultura (MinC) está realizando de 4 a 8 de março em Brasília, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento reúne mais de 3 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.
Itabaiana está muito bem representada com os nossos delegados, a Secretária de Cultura, Socorro Almeida e o Babalorixá José Luiz de Oxaguian. Eles como delegadas e delegados têm direito a voz e voto nas plenárias da Conferência, e vão definir as propostas prioritárias.
Estão participando da Conferência 1.199 delegados estaduais, a maior parte deles, eleita durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a realização da 4ª CNC tem uma importância estratégica para o setor, principalmente após a reconstrução do MinC. Segundo ela, a política cultural, com a dimensão do Brasil e à altura de sua diversidade e riqueza, só pode ser formulada se os órgãos e gestores de cultura de todo o país estiverem em diálogo com trabalhadores e trabalhadoras do setor, que são o tecido vivo desta riqueza.
Por Gil Costa – Jornalista PMI
Comentários com o Facebook