Lei Paulo Gustavo

Lei Paulo Gustavo

A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial as demandadas pelas consequências do período da pandemia de Covid-19 no Brasil, que impactou de forma trágica o setor cultural nos últimos anos.
Conhecida como Lei Paulo Gustavo em homenagem ao ator falecido em decorrência da Covid-19, o setor audiovisual, fora beneficiado com incentivos financeiros, os quais por meio de editais chegarão até os artistas culturais.

Quem foi Paulo Gustavo?

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros foi um renomado ator, humorista e apresentador brasileiro, nascido em 30 de outubro de 1978 em Niterói, Rio de Janeiro. Ele ficou amplamente reconhecido por sua icônica personagem, Dona Hermínia, protagonista dos filmes da série “Minha Mãe é Uma Peça”. O primeiro filme da trilogia bateu recordes de público em 2013, tornando-se o filme mais assistido do ano.

Além de seu talento cômico, Paulo Gustavo era conhecido por sua abertura sobre sua homossexualidade, usando seu humor para trazer à tona questões importantes para a comunidade LGBTQIA+. Sua carreira incluiu peças de teatro, programas de televisão e filmes, e ele recebeu o Prêmio Shell de melhor ator por sua interpretação de Dona Hermínia.

Paulo Gustavo era casado com o dermatologista Thales Bretas, com quem teve dois filhos, Gael e Romeu, por meio de barrigas de aluguel. Além de seu sucesso na indústria do entretenimento, ele era conhecido por seu trabalho filantrópico, fazendo doações significativas para várias causas.

Infelizmente, sua vida foi interrompida pela COVID-19. Ele foi internado em março de 2021 e, apesar dos esforços médicos, faleceu em 4 de maio de 2021, vítima de complicações relacionadas à doença, deixando uma marca duradoura no cenário artístico brasileiro.

Chamamento  Público

Resultados Preliminares Chamamento  Público

Resultados Finais Chamamento  Público