O prefeito

Lúcio Flávio Araújo Costa nasceu em Itabaiana em 1962, no Hospital e Maternidade São Vicente de Paula. Filho de Luiz Tavares da Costa e Maria Dalva Araújo Costa, funcionários dos Correios e Telégrafos. Residiu em Itabaiana durante toda infância e adolescência, estudando até a 8° série no Colégio Nossa Senhora da Conceição, de onde saiu para João Pessoa para cursar o ensino médio.

Prestou vestibular para medicina, sendo aprovado na UFCG, em Campina Grande, após a formatura começou a exercer a profissão de médico em Itabaiana e Campina Grande.

Casou-se com Mônica Melo, filha do casal Luis Melo e Inez Melo. Deste casamento, nasceram três filhos: Ana Flávia, também médica, Bruno Melo, advogado, e Isabelle Melo, que também cursa medicina.

Avô de três netos, Heitor e Henrique, filhos de Ana Flávia e João Vitor, filho de Bruno Melo, ingressou na vida política em 2012, concorrendo à prefeitura pela primeira vez, tendo ficado em segundo lugar no pleito, depois, sendo eleito em 2016 Prefeito de Itabaiana.

Atribuições como Prefeito

O prefeito é a autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, e tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União, com observância à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/2000) e ao que for fixado na lei orçamentária anual do município, proposta pelo prefeito e votada pelos vereadores, que representam o Poder Legislativo municipal.

Dentre as muitas atribuições do prefeito, como zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social, destacamos as seguintes:

• Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem estar dos seus habitantes;
• Organizar os serviços públicos de interesse local;
• Proteger o patrimônio histórico-cultural do município;
• Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
• Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios;
• Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
• Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
• Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;
• Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;
• Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
• Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico;
• Programar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
• Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma;
• Planejar, comandar, coordenar e controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo.