Secretaria Executiva de Cultura realiza Prêmio Arlinda Cirandeira

Foi realizado, neste final de semana, a entrega do Prêmio Arlinda Cirandeira, realizado pela Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria Executiva de Cultura em parceria com a Taberna Cultural.

O evento contou com a presença do prefeito, Lúcio Flávio, da secretária de cultura, Socorro Almeida, além de secretários que compõem a gestão, ativistas culturais, professores, artistas, os homenageados acompanhados pelos familiares e amigos.

A escolha do nome de Arlinda, foi uma homenagem a uma mulher negra, à frente de seu tempo, que teve sua vida dedicada a cultura na cidade de Itabaiana. Além da ciranda, Arlinda atuava em escolas de samba, pastoril, dentre outras atividades culturais. Na década de 50, teve seu nome reconhecido como a primeira Cirandeira da Paraíba. Sua biografia encontra-se no livro “Artistas de Itabaiana”, do escritor, Fábio Mozart.

A premiação contou com apresentações de teatro, músicas, danças, poesias, executadas pelos artistas do Sarau das Almas, além de representantes do Centro de Convivência.

Uma noite memorável, de acordo com Socorro Almeida. “Não é a raça, religião ou classe social que determina o ser humano, mas o caráter. Que nesta data, todos nós, negros ou brancos, possamos refletir sobre isso e lutar por um mundo em que a união reine entre nossa sociedade”, pontuou.